Cursos On Line

Lançamento!

O JOGO DO GOLEIRO LINHA

Estudo dos Modelos das Ações Ofensivas e Defensivas

 
 

A) INTRODUÇÃO:

No início dos anos 90, a FIFA após celebrar um acordo com a FIFUSA, assume o comando político e desportivo do Futsal em todo o mundo. Exceção feita ao Brasil (CBFS) e Espanha (LNFS), que possuem confederações independentes. A partir de então, nosso desporto vira um departamento dentro das Federações de Futebol, e por elas passa a ser regido.

Na sequência, o que acontece são muitas alterações nas regras do jogo, mudando não só a dinâmica das partidas como alguns aspectos táticos do Futsal.

O tamanho das quadras aumentou consideravelmente, indo até 40 metros de comprimento por 20 de largura. As maiores quadras, aonde habitualmente se jogava mediam até 36 X 17.

Isso muda radicalmente a tática de ataque, pois passamos ter a fase de intermediária do jogo, que consistia e consiste até hoje, em vencer primeiro a linhas de pressão adversária (quando este nos pressiona) fazendo transitar o ataque até a zona de arremate.

Uma das mais marcantes mudanças, foi a que passou a permitir que goleiro jogasse fora de sua área de meta, que também aumentou de tamanho, passando de 4 para 6 metros, permanecendo assim até os dias de hoje.

Esta mudança começou a vigorar exatamente no ano de 1997.A estratégia do Goleiro Linha, quando um atleta de linha assume a posição de goleiro ou o próprio goleiro, que além de defender sua meta, tem qualidades para jogar com pés, participando do ataque também. Nos primeiros anos, a maioria dos goleiros em atividade, tiveram muitas dificuldades de jogar com pés pois a base do treinamento específico, naquela época, era a técnica do jogo com as mãos e quase nada com os pés. A adaptação dos atletas nas categorias a partir do sub-17 foi muito difícil, já que se tratava de atletas formados ou em final de formação. Entretanto começava ali, nas categorias de base, a forja de uma geração de ótimos goleiros, que são capazes de jogar tão bem com as mãos como os pés, já que passaram a treinar todos os fundamentos de membro inferior e hoje, temos a melhor escola dessa especialidade, reconhecidamente.

Aliás, o jogo do goleiro avançado é, até hoje discutido por muitos, que preferem que ele não exista. Alguns são contra as ações do GL e pedem que a regra se altere, acabando com a ação ou reduzindo a liberdade de atuação deste.

Eu pessoalmente, acho espetacular, pois tornou o jogo muito mais emocionante e com placar aberto até o final das partidas.

Você está ganhando confortavelmente por dois ou três gols de diferença, jogando bem, mas sua equipe é surpreendida pelo adversário bem organizado neste capítulo do jogo, e a vitória te escapa em minutos e até segundos.

O contrário também é verdade. Sua equipe fez um péssimo jogo quase durante todo o tempo, mas em poucos minutos tudo pode mudar e nos salvamos da derrota. Para mim, uma das fases mais desafiadoras do jogo, que te faz se preparar como treinador muito além do jogo de 5 X 5, sabendo que só isso não é garantia de bom resultado.

Você vai estudar ainda :

 

B)  Fundamentos Táticos Defensivos do GL

C)  Modelos de Jogo Ofensivos para o GL

D) Fundamentos Táticos Defensivos do GL

E)  Modelos de Jogo Defensivos do GL

F)  Conclusão

  

Todos os Fundamentos e modelos de Jogo Ofensivos e Defensivos em vídeo para melhor entendimento.

 

Duvidas.... chame WhatsApp
(47)99965-8840 e fale com o
PROF. FERNANDO FERRETTI

 


Preço de Lançamento: exclusivamente paras as 100 (cem) primeiras unidades - R$ 119,00


Clique no botão abaixo para solicitar seu curso "O JOGO DO GOLEIRO LINHA - Estudo dos Modelos das Ações Ofensivas e Defensivas"

 




 

 
 




 

 
 


 
Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Licenças CBFS  | Futsal Expert  | Shop Futsal | Contato  |  

 
Copyright 2019 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.